Um deserto aos seus pés, San Pedro de Atacama, Chile.
Quem aqui pensou alguma vez em conhecer um verdadeiro deserto?
O deserto mais seco do mundo é também o mais espetacular de todos considerado por muitos. O deserto de Atacama tem vulcão, salares, lagoas, gêiseres, formações rochosas e um céu carregado de estrelas. Este “outro planeta” está aqui ao lado, próximo dos brasileiros. Uma viagem relativamente curta, que dá para fazer em qualquer época do ano.
A porta de entrada para conhecer o deserto é a bela cidade de San Pedro de Atacama. Fica na província de El Loa, localizada na Região de Antofagasta, no norte do Chile. A abriga cerca de 3 mil habitantes entre suas casinhas de adobe e ruas de terra e está a 2400 metros de altitude. Ali as temperaturas variam entre 0 a 40 graus centígrados e existem poucas cidades e vilas. Seus índices pluviométricos são extremamente baixos e existem áreas no deserto comprovadas que não chove há mais de 1.400 anos.
O simpático povoado de San Pedro Atacama vive ao redor do turismo na região. Com uma seleção farta de hotéis, restaurantes e lojinhas que recebe viajantes do mundo todo. As atrações naturais do Atacama, o deserto mais seco e em maior altitude do mundo, estão espalhadas ao redor de San Pedro. A lista de lugares imperdíveis é tão extensa quanto aquelas terras do norte do Chile, cujo principal acesso aéreo se dá por Calama, a 100 km da cidade. Prepare-se para encontrar fortalezas pré-incaicas, cactos gigantes, vulcões cônicos, lagoas azuladas, gêiseres fumegantes e formações rochosas que parecem ser de outro planeta. O encontro com lhamas, vicunhas, guanacos, raposas e graciosos flamingos dão o dom da singular vida selvagem.
Permanência ideal
Você precisa de 7 dias (6 noites) para uma viagem ao deserto do Atacama em ritmo tranquilo, dando tempo para o corpo se aclimatar, e sem deixar nenhum dos principais passeios de fora.
A conta é:
1 dia para a chegada e reconhecimento da área;
5 dias de passeios pelo deserto
1 dia para a volta pra casa.
O que fazer no deserto: roteiro de passeios!
O local tem atrações para todo perfil de viajante, seja o seu barato a arqueologia ou os esportes radicais. Mas há um certo consenso sobre as paisagens principais do deserto, aquelas que você não deve sair do Atacama sem conhecer:
Valle de La Luna e Valle de La Muerte
Salar de Atacama
Lagunas Altiplánicas e Piedras Rojas
Salar de Tara
Geysers del Tatio
Esses lugares podem ser visitados em passeios que partem da cidade de San Pedro de Atacama e são organizados pelos receptivos locais. Complete o roteiro com cavalgada, trekking, passeio de bicicleta e banho em águas termais. Além disso, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observação de estrelas. Vale muito a pena reservar uma noite para um tour astronômico.
É importante seguir a melhor ordem dos passeios. Não apenas para deixar o melhor para o final, mas principalmente para permitir que o corpo se acostume gradativamente com a altitude.
Lagunas Altiplánicas, Salar de Tara e Geysers del Tatio estão acima de 4.000 metros sobre o nível do mar e devem ficar para o final da viagem. Nesta ordem, fazem com que o roteiro vá chegando ao seu desfecho com paisagens cada vez mais incríveis a cada dia. O Valle de La Luna/Valle de La Muerte e Salar de Atacama estão em altitudes próximas de 2.500 metros sobre o nível do mar e são bons passeios para o começo da aventura pelo deserto.
Como contratar passeios no Atacama
Os passeios no Atacama são organizados por agências de receptivo. Você não conseguira conhecer o local sem contratar os passeios de uma agência local. A maioria tem um calendário flexível de passeios, formando grupos de acordo com a procura. Outras têm saídas fixas a cada dia da semana.
Se você procura somente preço, deixe para contratar os passeios ao chegar. Muitas agências oferecem pacotes prontos de passeios ou dão descontos para a contratação de três passeios ou mais ou de acordo com a demanda do local.
Agora, se você procura pela melhor experiência, melhor atendimento e melhor serviço, contrate os passeios antes de sair do Brasil com sua agência. Com antecedência você garante a ordem dos lugares a visitar e o melhor atendimento com o preço garantido. As agências de receptivo mais interessantes e melhores têm muita procura e poucas vagas. Nós sugerimos fazer as reservas dos passeios com 2 meses antes da viagem.
Amenizando o mal da altitude
É normal sentir um efeito ou outro da altitude enquanto o corpo se adapta: dor de cabeça, tontura, falta de ar ou enjoos são comuns. Para diminuir o mal estar você pode seguir um roteirinho abaixo:
- Comece os passeios por aqueles em menor altitude
- Pegue leve nas bebidas alcoólicas e não faça refeições pesadas
- Tome água em pequenos goles, o tempo todo
- Caminhe com calma e respeite o seu ritmo
As melhores agências de passeios do Atacama levam cilindro de oxigênio a bordo das vans. Tenha também com você sempre seu kit de remédios e primeiros socorros que costuma usar. Além é claro, de viajar com seguro assistência viagem contratado para situações maiores.
Além disso, o chá de folha de coca e de chachacoma, segundo a sabedoria popular, ajudam a aliviar os sintomas.
Agora que você conhece quase tudo sobre o deserto do Atacama e suas belezas, entre em contato com a Garapuvu Turismo para desenhar seu roteiro personalizado para esse paraíso na TERRA!
Deixe um comentário