Montreal é a segunda maior cidade do Canada e também a segunda maior cidade de língua francesa do mundo, perdendo somente para a Paris.
Localizada numa ilha banhada pelo Rio Saint- Laurent (São Lourenço). Cidade multicultural, repleta de peculiaridades, Montreal é bilíngue, fala-se francês e inglês com facilidade. Os roteiros tradicionais vendidos no Brasil mostram superficialmente as belezas desta cidade que vai de 40°C no verão à -40°C no inverno. Seu carisma vêm sobre tudo dos povos que escolheram esta como sua cidade para viver e criar seus filhos. Pelas ruas arborizadas da cidade é possível encontrar diferentes gerações de portugueses, gregos, indianos, paquistaneses, latinos e uma infinidade de outras nacionalidades. Quem tem a oportunidade de visitar Montreal e caminhar pelas suas ruas apaixona-se perdidamente.
Confira as 10 dicas mais interessantes que a Garapuvu Turismo preparou para descobrir a cidade saindo dos roteiros básicos de turismo, afinal, somos especialistas em Montreal, cidade que vivemos por 7 anos!
- Vá de preferencia no verão, o clima é ótimo para atividades out-door. Além do mais, Montreal é conhecida pela cidade dos festivais, tanto que tem a Place des festivals ( praça dos festivais), nessa época existem uma infinidade, muitos deles com apresentações gratuitas – Montreal Jazz Festival, Festival Internacional de Fogos de Artifícios, Festival Osheaga (Música e arte), Festival Nuits d’Afrique, Les FrancosFolies e muitos outros.
- Visite uma das micro cervejarias da cidade e delicie-se com os mais inusitados estilos de cervejas. Vários bares de Montreal fazem suas próprias cervejas: L’Amère à Boire, Le Dieu du Ciel(fortemente recomendado, o nosso predileto!), Le BENELUX, Les 3 Brasseurs, e muitas outras, seja curioso, procure pela biere artisanale du Québec !
- Alugue uma BIXI e explore a cidade de bicicleta. O BIXI e o sistema de aluguel de bicicletas publicas da cidade, uma ótima opção. Para um passeio mais longo, alugue uma bike e descubra o canal Lachine, uma boa opção de passeio. Montreal esta sempre nos rankings das cidades mais amigas para os ciclistas. Nos finais de tarde da primavera e verão é possível encontrar engarrafamentos nas ciclovias, de tanto que é usada.
- Beba uma cerveja no terraço da Cervejaria Saint Ambroise, de preferência depois de passear de bike pelo canal Lachine. Peça um pint da Cream Ale, um néctar…
- Aproveite uma tarde para passear pelas ruas do bairro Le Plateau, ao final do passeio faça um pic-nic no Parque Lafontaine ou no Parque Laurier e observa o modo de vida dos Montrealenses.
- Suba o Mont-Royal e aprecie a vista. Não deixe de caminhar no parque. É possível subir em veiculo motorizado, mas o mais legal e subir andando pela estrada em caracol interna que corta o parque, uma verdadeira floresta urbana.
- Visite o centro histórico de Montreal acompanhado de um guia turístico cultural local. Ele poderá te mostrar a sede do Bank de Montreal, legado arquitetônico da época que o porto da Cidade era rota exportação de peles de animais para confecção de casacos aos europeus.
- Tome café da manhã no final de semana em um dos muitos restaurantes que servem “branch”.
- Passeie pelo Mile-End e coma um bagel na Fairmont Bagel com creme cream-cheese e salmão defumado, um lanche tipico da cidade.
- E por fim, não deixe de visitar o Mercado Jean-Talon. Compre e coma morangos e frutas silvestres, para o almoço, uma paradinha no Le petit Alep, restaurante sírio é uma ótima pedida, não deixe de experimentar os sorvetes da Havre-aux-Glace. Visite também os inúmeros mercados no entorno desse mercado publico que é a cara do Canada, repleto de varias etnias e diferentes idiomas.
Gostou? Quer descobrir mais sobre o Canada, o Quebec e o charme francês na America do Norte ? Entre em contato com a Garapuvu Turismo que montamos um roteiro personalizado para sua viagem.
Deixe um comentário